->Pirandello, Gabriel Villela, Scaldati e o Grupo Galpão

por Francesca Della Monica

Nos Gigantes da Montanha de Gabriel Villela e do Grupo Galpão três lendas se reúnem: a de Franco Scaldati, o jovem alfaiate de Palermo, que escreveu e encenou em sua oficina histórias extraordinárias; a do tecelão de uma linguagem pura e primitiva, representada pela escrita de Pirandello; e a do tear/teatro de Gabriel Villela. Todos os três artistas reconhecem a cena como uma forma de arte que implica imediatamente no homem, que o engole, digere-o…. que o obriga a viver, conhecer e entrar em conflito.

Uma obra-mundo onde o dramaturgo, diretor e atores tentam desvendar o monumento artístico que é o ser humano, sua fisicalidade, as múltiplas facetas do seu universo interior, cada um dos quais sendo uma perspectiva de visão do mundo, a sua luz e sua escuridão. “Os Gigantes da Montanha” do Grupo Galpão e Gabriel Villela é uma redescoberta das vozes profundas nas quais que a vida flui impetuosa. A linguagem como um meio de comunicação: Scaldati elege um discurso claramente antigo e pós-moderno, um siciliano que destila sons, ritmos, significados. Os dialetos, a semente que está fluindo, a raiz que atinge 8000 anos de civilização, uma viagem às origens: a sua palavra se espalha por um conhecimento denso, arcaico, primitivo, e expressa o relacionamento com essas raízes antigas. Sicília e Minas Gerais com seus mundos de sonho e fatos mitológicos, de pontos de vista extremos, onde a violência é acompanhada por doces momentos de ansiedade, estabelecendo um absoluto de tensão poética, em que o corpo-voz do poeta e dos jogadores perseguem a utopia de uma liberdade interior que só a vida fora das regras pode garantir até o fim.

Histórias dos anjos caídos em lugares diferentes, distantes e próximos, mas perto de um teatro onde a solidão das vozes se transformam em uma polifonia atemporal que chega ao verdadeiro encantamento.

2 Respostas para “Pirandello, Gabriel Villela, Scaldati e o Grupo Galpão”

  1. Querida Francesca e queridos todos do Grupo Galpão e Gabriel Villela, estou louca para ver o resultado desse trabalho que, certamente, deve estar incrível, como tudo que vocês fazem! bjs e não deixem de me avisar da estréia! Sucesso sempre!

  2. Quando é a estreia? Vi uma propaganda hoje, mas não consegui ver a data.

    Abraços
    Amo voces!!

Deixe um comentário