Antonio Edson

Nasceu em Leandro Ferreira e foi criado em Pitangui (MG). Do alto dos seus 1,54m de altura, praticou todos os esportes possíveis e, fazendo-se valer de sua agilidade, habilidade e impulsão, tornou-se titular do time de basquete da cidade. Aos 17 anos veio para Belo Horizonte concluir o científico e ingressou no Teatro Universitário da UFMG (TU), dirigido por Haydée Bittencourt.

Terminado o curso, iniciou Letras na mesma universidade. Sem perder o contato com o TU, Toninho foi indicado por Haydée para receber uma bolsa do Göethe Institut e frequentar a oficina dos integrantes do Teatro Livre de Munique, em 1982. Desde então, sua trajetória artística coincide com a do Galpão, tendo participado ativamente dos projetos do grupo desde a fundação. 

Seu pai foi caixeiro viajante, sua mãe, dona de casa. É casado com Elisa, contadora de histórias, e pai dos meninos mais lindos do mundo, Manoel e Dersu. Na televisão, participou da novela “Da Cor do Pecado” e da microssérie “Hoje é Dia de Maria”, com direção de Luiz Fernando Carvalho. No cinema, “O Menino da Porteira”, de Jeremias Moreira, “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert e “A Família Dionti”, de Alan Minas.