Júlio Maciel

Júlio Maciel

Nasceu em Belo Horizonte, em 12 de janeiro de 1967. Formou-se como ator no curso técnico do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1989.

No final do ano de 1990 foi convidado a participar da montagem “Álbum de Família”, do Grupo Galpão com direção de Eid Ribeiro. Desde então se tornou ator /sócio da companhia, tendo participado de quase todas as montagens do grupo.

Em 1995, fundou a Cia. Cínica de Artes Cênicas, responsável pelas montagens dos espetáculos “Catavento” e “Don Perlimplin”. 

Coordenou o projeto “Oficinão”, do Galpão Cine Horto, nos anos de 1999, 2001 e 2003, sendo responsável pela direção dos espetáculos “Caixa Postal 1500”, “Cães de Palha”, “A Vida é Sonho” e junto a Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia dirigiu o espetáculo “In Memorian”.

Assinou a dramaturgia de “Papo de Anjo”, primeiro espetáculo do projeto Pé na Rua do Galpão Cine Horto.

Convidado pelo Grupo do Beco do Aglomerado Santa Lúcia, assinou a direção do espetáculo “Bendita a Voz Entre as Mulheres”, junto a Ana Domitila. Em 2009, assinou a direção do espetáculo “Till - A Saga De Um Herói Torto”, do Grupo Galpão. 

Durante estes 30 anos de trabalho ininterrupto com o Grupo Galpão, desenvolveu várias oficinas de teatro por todo o Brasil tendo inclusive dirigido espetáculos em várias cidades.